Nesse mesmo dia do ano de 2010, quatro rapazes cumprem o duplo (e bizarro) propósito de simultaneamente celebrar a morte de uma banda e o nascimento de uma outra: os 15 anos de actividade sob a chancela MURANGUS dão lugar ao surgimento de uma nova identidade, sob o nome de DEEP COFFEE NONSENSE. O ponto de partida dá-se, precisamente, nesse dia, pouco depois da meia-noite, com um concerto no bar Bafo de Baco, em Loulé.
Da primeira banda, restam as memórias de um álbum, dois EPs, dois videoclips – um deles falhado e que não chegou a ver a luz do dia –, muitos concertos, bastantes ensaios e algumas passagens pelos media portugueses. E, de espaços a espaços, uma dedicação imensa que se quer manter na revivescência desta segunda vivência. A formação permanece, em linhas gerais, a mesma: Bruno Cortes na bateria e samples; Emídio na voz e guitarra; Pedro V. na guitarra, teclados e voz e Väsq no baixo, teclados e voz. Todos tocam um bocadinho de percussão, de vez a vez.
O nome da banda surgiu na sequência do título de uma música da, por agora inactiva, banda algarvia INSANO. Em certa medida, parece haver uma analogia entre a intensidade que marca muitas das novas composições e o desassossego trazido pelas ideias que, ora se associam livremente, ora teimam em repetir-se obsessivamente numa noite de insónia, por entre doses maciças de cafeína e nervos. Esta circunstância parece justificar a adopção do nome. Ou talvez não exista nenhuma lógica imediata – por vezes, acaba por ser mais interessante recuperar uma coisa que nos é próxima, em vez de escolhermos algo derivado de uma qualquer realidade universal, comum a todos. Mesmo que no processo se percam referentes.
Na conclusão de um ano dividido entre concertos e gravações, dois momentos importantes destacam-se na breve, mas intensa, carreira dos Deep Coffee Nonsense: o convite para a participação na banda na longa metragem Além de Ti, com estreia marcada para Janeiro de 2012, e a edição, a 29 de Outubro de 2011, do EP de estreia GLANCE MOVES.
(os Deep Coffee Nonsense advertem que o uso excessivo de cafeína pode prejudicar gravemente a sua saúde. Para mais informações, consulte o seu médico ou farmacêutico. Obrigado).